index

index

Operadores de pesquisa

Os operadores de pesquisa AND, OR, NOT, NEAR e SAME podem ser usados para combinar termos a fim de ampliar ou limitar a recuperação.

Lembre-se que letras maiúsculas/minúsculas não importam ao utilizar os operadores de pesquisa. Por exemplo, OR, Or e or retornam os mesmos resultados. Utilizamos letras maiúsculas em nossos exemplos por estilo.

Nota: A Base de dados de periódicos coreanos não inclui o operador SAME como um operador de pesquisa.

index

Esta página de Ajuda inclui informações sobre os seguintes tópicos.

index

Operadores booleanos

AND

Use AND para encontrar registros contendo todos os termos separados pelo operador.

OR

Use OR para encontrar registros que contenham um dos termos separados pelo operador.

NOT

Use NOT para excluir os registros que contenham certas palavras de sua busca.

index

Você sabia que... Nas Pesquisas em todos os bancos de dados, o operador NOT pode não ser aplicado se houver um registro em mais de uma coleção de produtos? Nesse caso, o registro é recuperado quando uma pesquisa é executada.

index

Operadores por proximidade

NEAR/x

Use NEAR/x para encontrar registros onde os termos unidos pelo operador estejam a um determinado número de palavras de cada um. Isso é verdade mesmo quando as palavras estão em campos diferentes.

Substitua o x por um número para especificar o número máximo de palavras que separam os termos.

Se você usar NEAR sem /x, o sistema encontrará registros em que os termos unidos por NEAR estão a 15 palavras de cada um. Por exemplo, estas pesquisas são equivalentes:

  • salmon NEAR virus
  • salmon NEAR/15 virus

index

Não se esqueça que...

Não é possível usar o operador AND em consultas de Tópico e Título como um componente do operador NEAR. Por exemplo, a pesquisa a seguir é válida.

TS=(Brown NEAR "spider bite")

Porém, TS=(Brown NEAR spider bite) não é válida pois AND está sendo usado como um operador implícito entre os termos spider e bite.

Por outro lado, OG=(Brown NEAR Rhode Island) é válida pois esse rótulo de campo pede um operador NEAR implícito entre os termos Rhode e Island.

index

Quando a palavra NEAR aparece em um Título

Sempre inclua a palavra NEAR entre aspas (" ") quando a palavra aparece no título de um item de fonte, como um periódico, livro, procedimento ou outro tipo de obra. Por exemplo, a pesquisa a seguir é válida.

Atomistic simulations of a solid/liquid interface: a combined force field and first principles approach to the structure and dynamics of acetonitrile "near" an anatase

Se tirar as aspas, o sistema retornará a mensagem de erro: "Erro de pesquisa: Uso inválido de operador NEAR"

index

SAME

Em pesquisas de Endereço, use SAME para restringir sua pesquisa a termos que aparecem no mesmo endereço de um Registro completo. Use parênteses para agrupar os termos do endereço. Por exemplo:

(McGill Univ SAME Quebec SAME Canada) encontra registros onde McGill University aparece no Campo de endereços de um Registro completo juntamente com Quebec e Canada.

(Portland SAME Oregon) encontra registros onde Portland, Oregon ou OR (abreviação do estado) aparecem no Campo de endereços de um registro.

Lembre-se de que SAME funciona exatamente como AND quando usado em outros campos (como os campos Tópico e Título) e quando os termos aparecem no mesmo registro. Por exemplo:

(cat SAME mouse) recupera os mesmos resultados que (cat AND mouse).

index

Prioridade dos operadores de pesquisa

Se operadores diferentes forem utilizados em sua pesquisa, a busca será processada de acordo com a seguinte ordem de precedência:

  1. NEAR/x
  2. SAME
  3. NOT
  4. AND
  5. OR

Use parênteses para sobrepor a precedência do operador. Por exemplo:

  • influenza OR gripe AND aviária encontra registros contendo a palavra influenza. Também encontra registros contendo ambos gripe e aviária.
  • (influenza OR gripe) AND aviária encontra registros contendo influenza e aviária ou ambos gripe e aviária.

index

copper OR lead AND algae encontra todos os registros nos quais ambos lead AND algae estão presentes assim como todos os registros onde a palavra copper está presente.

(copper OR lead) AND algae encontra todos os registros nos quais a palavra algae está presente juntamente com a palavra copper ou lead.

index

Uso de parênteses

Use parênteses para substituir a prioridade dos operadores. A expressão entre parênteses é executada primeiro.

(cadmium AND gill*) NOT Pisces encontra registros que contenham cadmium e gill (ou gills), mas exclui registros que contenham a palavra Pisces.

(salmon OR pike) NEAR/10 virus encontra registros com salmon ou pike a até 10 palavras de virus.

index

Exemplos com AND

Beverage AND bottle encontra registros com os dois termos.

Beverage AND bottle AND beer encontra registros com os três termos.

index

Operador AND implícito

O produto usa um operador AND implícito quando você informa dois ou mais termos adjacentes na maioria dos campos.

Por exemplo, a pesquisa pelo título rainbow trout fish farm é equivalente a rainbow AND trout AND fish AND farm -- ambas as consultas retornam o mesmo número de resultados.

Nota: O AND implícito não se aplica a consultas de pesquisa do idioma chinês.

index

Exemplo de OR

Beverage OR bottle encontra registros contendo beverage ou bottle (ou os dois).

index

Exemplo de NOT

Beverage NOT bottle encontra registros contendo beverage, mas exclui registros contendo bottle.

index

Exemplo de NEAR/x

Beverage NEAR/5 bottle encontra registros contendo beverage e bottle. As duas palavras devem estar a cinco palavras de distância uma da outra.

index

Exemplo de SAME

Mineral Resources SAME Beijing encontra registros contendo um endereço de autor nos quais os dois os termos Mineral Resources e Beijing aparecem no campo Endereço de um registro.

index

Sobre pesquisas salvas e SAME

Quando você abre um arquivo de histórico de pesquisa criado a partir de uma versão anterior do produto, sua pesquisa poderá produzir mais resultados se você usar o operador SAME em sua consulta. Na versão atual, o operador SAME funciona exatamente como AND na maioria dos campos (como os campos Tópico e Título).

Por exemplo, a pesquisa:

TS=Bird Migration SAME TS=South America*

É automaticamente convertida na versão atual do produto em:

TS=Bird Migration AND TS=South America*

e produz um conjunto maior de resultados de pesquisa que a consulta original.

Ao abrir um arquivo de histórico de pesquisa salvo a partir de uma versão anterior do produto, pense na possibilidade de revisar sua consulta se você usou o operador SAME.

Nota: A exceção à regra discutida aqui é o campo de endereço, onde as regras do operador SAME ainda se aplicam.