index

index

Pesquisando por Obra prévia

Este documento fornece algumas diretrizes básicas sobre como realizar uma pesquisa por obra prévia. Ele oferece sugestões sobre o que é necessário fazer antes de usar o Derwent Innovations Index.

index

O que é Obra prévia?

Em termos gerais, obra prévia inclui todos os documentos públicos, tanto locais quanto estrangeiros, que podem ter sido citados em uma inscrição de patente ou um relatório de investigação. A obra prévia deve sustentar uma reivindicação de patente de um aspirante de que a invenção é inovadora, útil e não óbvia. Ela inclui documentos de patentes, artigos de periódicos, publicações técnicas, divulgações e outras informações públicas.

O Derwent Innovations Index reúne mais de 22 milhões de registros de patentes, permitindo a execução de pesquisas extensa por obra prévia. Ferramentas de pesquisa avançadas permitem que você recupere registros de patentes de acordo com as pesquisas que usam a base de dados de patentes Derwent Innovations Index.

Para as instituições que assinam o Derwent Chemistry Resource, ferramentas de pesquisa adicionais permitem que sejam recuperados mais de 2 milhões de compostos da base de dados de estruturas químicas. Além disso, o produto oferece a opção de combinar pesquisas de dados de patentes com pesquisas de dados químicos para criar pesquisas combinadas que incluem tanto os registros de patentes quanto de compostos de novas ideias.

index

O que é Pesquisa por Obra prévia?

Uma pesquisa por obra prévia é um exame organizado de documentos de patentes, artigos de periódicos, publicações técnicas, divulgações e outras informações públicas. Uma boa pesquisa de obra prévia revelará se uma invenção tem proteção de patente. É a melhor maneira de determinar se uma inovação é inovadora, útil e não óbvia. Ela também pode revelar se uma invenção viola uma patente existente, resultando potencialmente em uma contestação legal.

index

Qual é a finalidade da Pesquisa por Obra prévia?

A pesquisa por obra prévia é uma etapa obrigatória no processo de inscrição de patentes. Uma boa pesquisa por obra prévia pode determinar se uma ideia justifica o tempo, o dinheiro e o esforço de desenvolvimento de uma invenção já patenteada. Sabendo que uma patente já existe também pode impedir que você leve um produto ao mercado depois de um produto concorrente ou de lançar um produto obsoleto antes de entrar no mercado. Isso também ajuda na composição de uma melhor inscrição de patente.

A seguir são apresentadas algumas razões para conduzir uma pesquisa por obra prévia.

  • Avaliar a relevância de seu trabalho em um campo tecnológico específico.

  • Observar se alguém já entrou na corrida, se alguém usou a mesma abordagem ou se o conceito já foi mencionado em outra patente.

  • Pesquisar exaustivamente por qualquer coisa remotamente semelhante, que possa ser citada por um examinador de patente ou para repetir o estágio de pesquisa que a pesquisa de patente objetiva.

  • Observar os sinais de imitadores em potencial, a urgência de concorrentes atraídos pelo novo mercado ou novos usos para tecnologias patenteadas por meio da análise de citações.

  • Determinar se um conceito de P&D já está protegido por uma patente, ou se a proteção de patente expirou de modo que a invenção esteja disponível para uso.

index

Como desenvolvo uma estratégia de pesquisa?

Pesquisar literatura técnica e documentos de patente mundiais sempre deve ser feito no início de qualquer esforço de P&D para evitar uma duplicação desnecessária e dispendiosa.

A primeira etapa na condução de uma pesquisa de obra prévia é determinar o escopo da pesquisa. O foco e o escopo da pesquisa dependerão do assunto (por exemplo, elétrica, química, engenharia, etc.) e as informações procurada. Determine no início do processo como organizar seu tempo para cobrir o escopo de sua pesquisa. Os resultados de qualquer pesquisa dependerão de quanto tempo é gasto na pesquisa propriamente dita.

A segunda etapa é determinar qual tipo de pesquisa você deseja realizar. O Derwent Innovations Index oferece ferramentas de Pesquisa e Pesquisa avançada.

Como ponto de partida, considere as seguintes opções.

  • Quais fontes podem ser consultadas antes de uma pesquisa? Por exemplo: inventor, empresa, instituição acadêmica, organização de pesquisa privada, agência sem fins lucrativos, etc.

  • Qual obra prévia o inventor, empresa, instituição ou organização utilizou ao registrar a inscrição da patente? Por exemplo: documentos de patente, artigos de periódicos, publicações técnicas, divulgações e outras informações públicas.

  • Quais empresas, instituições, organizações de pesquisa privadas, instituições acadêmicas, etc. estavam envolvidas no desenvolvimento da ideia e/ou invenção?

Você sabia que... Os registros de patentes no Derwent Innovations Index incluem um recurso de Patentes citadas e de Artigos citados que lista as patentes e artigos citados pelo examinador e pelo inventor. O recurso Patentes citadas lista todas as patentes que foram citadas em uma patente específica; enquanto o recurso Artigos citados lista todos os artigos citados em uma patente específica. Links para o Registro completo das patentes citadas estão disponíveis no Derwent Innovations Index.

index

O que devo fazer antes de começar?

Antes de começar a pesquisa em si, anote o maior número de informações possível. Estas são algumas sugestões.

Tópico (termos de pesquisa)

Pense em termos e expressões comuns para descrever a invenção e como a invenção funcionará ou será usada. Se sua pesquisa encontrar registros demais, revise alguns registros para conhecer os melhores termos de pesquisa para usar em pesquisas posteriores. Elimine quaisquer termos comuns que gerarão muitos resultados, como por exemplo "computer". Em vez disso, use expressões mais específicas, como "computer application".

Use operadores de pesquisa e caracteres curinga para definir ainda mais seus critérios de pesquisa. Por exemplo, uma Pesquisa por tópicos sobre diabet* AND insulin*encontra registros de patentes nos quais os termos diabetes, diabetic, insulin e insulin-dependent aparecem no título e/ou resumo de um registro de patente.

index

Números da patente

Anote qualquer número de patente conhecido para iniciar uma pesquisa. Anote todos os números de patentes listados no Registro completo. Eles podem ser usados mais tarde para encontrar registros de patentes adicionais em uma função de pesquisa.

O Registro completo também exibe o número de patentes citadas pelo inventor/examinador. Pesquise em todas as patentes citadas. Os links dessas patentes citadas abrem os Registros completos desses registros.

index

Inventores

Anote os nomes de qualquer inventor que desenvolveram invenções químicas ou não químicas semelhantes. É possível usar esses nomes para começar sua pesquisa inicial.

Muitas patentes listam os nomes de mais de um inventor. Anote o nome de cada inventor listado no Registro completo. Pesquisas posteriores podem revelar registros nos quais um inventor específico é o único inventor de uma invenção.

index

Depositantes

Anote os nomes de empresas, organizações e instituições que desenvolveram patentes semelhantes. É possível usar esses nomes para começar sua pesquisa inicial.

Anote os nomes qualquer inventor de cujos nomes aparecem em uma patente registrada por uma determinada empresa, organização e instituição. Anote os nomes de inventores citados em uma patente pela organização e/ou examinador da patente.

index

Códigos Derwent/Outros códigos

Anote os seguintes códigos:

  • Classificação internacional da patente
  • Classe no Derwent
  • Manual Derwent
  • Número de acesso primário

Esses códigos podem ser encontrados no Registro completo. Eles podem ser usados mais tarde para encontrar registros de obras prévias em uma Pesquisa avançada.

Use caracteres curinga para incluir pesquisas sobre documentos pai relacionados. Por exemplo, uma pesquisa no Código Manual Derwent T01-C03* encontra patentes com o código T01-C03C, T01-C03CA, T01-C03C1 etc.

index

Datas

Anote as seguintes datas:

  • Inscrição
  • Publicação
  • Detalhes do registro
  • Prioridade

Essas datas podem ser encontradas no Registro completo. Eles podem ser usados mais tarde para encontrar registros de obras prévias em uma Pesquisa avançada.

index

Que tipos de Pesquisa por Obra prévia existem?

De modo geral, as pesquisas de obra prévia enquadram-se nas seguintes categorias.

  • Inovação
  • Validade
  • Violação
  • Nível tecnológico

index

Pesquisa de inovação

Uma pesquisas de inovação é realizada antes do registro de uma inscrição de patente. Ela tem como objetivo determinar se uma invenção recebeu uma proteção de patente nos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Japão e outros lugares. Lembre-se: somente uma fonte de obra prévia pode ser usada pelo examinador da patente como base para rejeitar uma inscrição de patente. Uma combinação de várias fontes de obras prévias pode ser suficiente para revelar todos os aspectos óbvios de uma invenção, criando, assim, a base para uma rejeição.

index

Pesquisa de validade

Uma pesquisa de validade é realizada para avaliar todas as obras prévias consideradas pelo examinador de patente antes da emissão da patente. Esse tipo de pesquisa pode determinar se a literatura de uma obra prévia significativa passou despercebida durante o processo de inscrição da patente. Uma obra prévia que passou despercebida pode ser suficiente para invalidar a patente, nos casos em que a patente não seria emitida se o examinador tivesse conhecimento da obra prévia.

index

Pesquisa de violação

Uma pesquisa de violação concentra-se em patentes atuais (ou seja, não expiradas) de um país específico onde se pretende comercializar um produto. Sua finalidade é encontrar patentes que podem ser infringidas por uma nova invenção. Em outras palavras, para proteger-se de um possível processo, é preciso realizar uma pesquisa de violação para revelar patentes existentes protegidas pelas leis de patentes de um país específico.

Nos Estados Unidos, as patentes são concedidas por 20 anos a contar da data de registro ou 17 anos a contar da data em que a patente foi tornada pública. O período de tempo em outros países, no entanto, pode variar. Portanto, uma pesquisa de violação não precisa cobrir um período anterior maior que a duração de uma patente.

index

Pesquisa de ponta

Esse é o tipo de pesquisa por obra prévia mais ampla e geral. Algumas pesquisas buscam por tendências tecnológicas mundiais, outras buscam por obras prévias atuais para aumentar o conhecimento a respeito do que a concorrência tem feito, enquanto outras procuram por assuntos de interesse que possam incentivar o desenvolvimento.