index

index

Relatório de citações

O Relatório de citações fornece estatísticas de citação agregadas para um conjunto de resultados de pesquisa. Essas estatísticas incluem:

  • O número total de resultados encontrados (campo Resultados encontrados);

  • O número total de vezes que todos os registros foram citados (campo Soma do número de citações);

  • O número total de citações de todos os resultados encontrados no conjunto de resultados menos qualquer citação de artigos no conjunto (campo Soma do número de citações sem autocitações);

  • O número total de citações a qualquer um dos itens no conjunto de resultados de pesquisa (campo Artigos que fizeram a citação);

  • Os artigos que fizeram a citação menos qualquer artigo que apareça no conjunto de resultados da pesquisa (campo Artigos que citam sem autocitações);

  • O número médio de vezes que um registro foi citado (campo Média de citações por item);

  • O número total de vezes que um registro foi citado para todos os anos no conjunto de resultados (coluna Total);

  • E a contagem do h-index, que é baseada na lista de publicações classificadas em ordem decrescente pela contagem do Número de citações.

index

Sobre citações do Relatório de citações

O Relatório de citações reflete as citações aos registros fonte que são indexados no produto. Recomendamos realizar uma pesquisa de Referência citada para incluir citações a itens não indexados no produto. Os registros fonte indexados nos índices de citação incluem um Registro completo.

Se você realizar uma pesquisa em Todas as bases de dados, o Relatório de citação refletirá as citações de registros fonte em todos os índices na plataforma Web of Science, que inclui:

  • Principal Coleção do Web of Science
  • BIOSIS Citation Index
  • Chinese Science Citation Database
  • Russian Science Citation Index
  • SciELO Citation Index

Como regra, um Relatório de citação em todas as bases de dados não corresponde exatamente a um relatório de citação do Principal Coleção do Web of Science, porque o relatório de Todas as bases de dados usa uma soma das contagens de Número de citações, que geralmente difere da contagem de Número de citações da Principal Coleção do Web of Science. Essa regra se aplica a todos os índices.

index

Tabela Resumo de citações

A plataforma Web of Science inclui as seguintes bases de dados de citações.

  • Coleção principal do Web of Science
  • BIOSIS Citation Index
  • Chinese Science Citation Database
  • Data Citation Index

A tabela de Resumos de citações em Todas as bases de dados exibe uma análise das contagens e médias de citações em todos os índices de citações do Web of Science, incluindo as contagens dos índices de citações que não são abrangidos pela assinatura da sua instituição.

Como regra, um Relatório de citação em todas as bases de dados não corresponde exatamente a um relatório de citação do Web of Science , porque o relatório de Todas as bases de dados usa uma soma das contagens de Número de citações, que geralmente difere da contagem de Número de citações do Web of Science. Essa regra se aplica a todos os índices.

Os links permitem que você acesse e visualize o Relatório de citações para os registros de cada índice de citações que corresponder à sua pesquisa. Você pode encontrar esses links na linha de dados Registos encontrados. Se um índice de citações não fizer parte dos direitos da sua instituição ou se a linha de dados Registros encontrados for igual a zero, nenhum link será exibido. Além disso, os registros devem estar dentro de seus direitos para que possam ser acessados e visualizados.

index

Resultados e contagens de citações

Os registros na página Resultados são ordenados pelo Número de citações: por padrão, do mais alto para o mais baixo. No entanto, você pode classificar os resultados selecionando outra opção de classificação no menu Classificar por, localizado no topo e no fim da tabela.

Se você voltar para a página Resultados anterior e classificar por Número de citações, você deverá visualizar os mesmos registros na mesma ordem.

index

Colunas Ano

As colunas à direita de cada registro mostram o número de artigos que fizeram a citação em cada ano.

  • Use a seta para a esquerda para exibir contagens de citações de anos anteriores.
  • Use a seta para a direita para exibir as contagens de citações de anos mais recentes.

Todos os anos de citações são apresentados com base no tempo estipulado que você selecionou para fazer a pesquisa original. Por exemplo, se você definir o tempo estipulado como de 2000 a 2005, o relatório de citações mostrará todos os anos das citações de 2000 até o ano atual. O sistema, no entanto, retornará todos os resultados publicados de 2000 a 2005.

index

Coluna Total

O número na parte superior da coluna Total é o número total de artigos que fizeram a citação em todos os anos no conjunto de resultados. O número é calculado com base na soma do número total de citações de cada ano. Por exemplo:

Total = 967

        1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 
3      4       4       6       18     52     84     104   96     121 155   112   129   79

A contagem total é calculada para cada registro na tabela do relatório de citações usando a mesma fórmula mostrada acima. Por exemplo:

Registro # 6 na tabela de relatório de citações
Total = 88

        2005 2006 2007 2008 2009 2010 
16    14     18       16     12     12

Clique no número da coluna Total de um registro específico para exibir todos os artigos que fizeram a citação.

É possível modificar o conjunto de resultados e gerar um novo relatório de citações nessa página. Por exemplo, é possível selecionar as caixas de seleção ao lado dos itens 4 e 5 e, em seguida, clicar no botão Ir. Esta ação remove os registros do relatório de citações. Ela também gera um novo relatório de citações com base nos resultados que tenham pelo menos um artigo com a citação. Para um grande conjunto de resultados, é possível utilizar as listas para selecionar um período de anos da base de dados e gerar um novo relatório de citações.

index

Média de citações por ano

Esse número indica o número médio de citações de artigos nos conjuntos de resultados desde que os artigos foram publicados. É uma fórmula simples na qual o número de citações na coluna Total é dividido pelo número de anos nas colunas Ano. Por exemplo:

Coluna total = 307
Número de anos = 11

Média de citações por ano = 27,91

index

Gráficos do relatório de citações

Itens publicados por ano

Este gráfico mostra quantos itens no conjunto foram publicados a cada ano. Ele mostra quais anos produziram o maior número de artigos no conjunto e quais anos produziram o menor número. Os dados são baseados no tempo estipulado que você selecionou na página de pesquisa.

Citações em cada ano

Este gráfico mostra quantas citações foram feitas a cada ano para todos os itens do conjunto. Ele mostra quais anos produziram o maior número de artigos que fizeram a citação e quais anos produziram o menor número. Os dados são baseados no tempo estipulado que você selecionou na página de pesquisa.

index

Estatística agregada do relatório de citações

Resultados encontrados

Este campo mostra o número total de registros no conjunto de resultados. Ele se baseia no tempo estipulado que você selecionou para fazer a pesquisa original. Por exemplo, selecionar Todos os anos pode retornar 250 resultados, no entanto, a opção Acumulado no ano pode gerar apenas 50 resultados.

index

Soma do número de citações

Este campo exibe o número total de citações (referências citadas) para todos os itens encontrados no conjunto de resultados. Trata-se da soma da coluna Total, que exibe o número total de artigos que fizeram a citação para todos os anos na tabela do relatório de citações.

index

Soma do número de citações sem autocitações

Esse campo exibe o número total de citações (referências citadas) para todos os itens encontrados no conjunto de resultados menos qualquer citação de artigos no conjunto.

Por exemplo, Smith AJ publicou sete artigos que foram citados noves vezes no total. Dois desses artigos, no entanto, citam três dos artigos nos conjuntos de resultados. A soma do Número de citações sem autocitações é de seis.

Contagem do número de citações = 9
Referências citadas = 3 (autocitações)

Soma do número de citações sem autocitações = 6

index

Artigos que fizeram a citação

Esse campo mostra o número total de artigos que fizeram a citação para todos os itens no conjunto de resultados de pesquisa. Clique no link Artigos que fizeram a citação para exibir os artigos que citam.

index

Lembre-se de que o número de artigos que fizeram a citação recuperados pode ser menor do que a soma do número de citações, pois um artigo pode citar mais de um item no conjunto de resultados da pesquisa.

Por exemplo, você tem seis artigos no relatório de citações. Um autor pode ter citado três dos artigos. Neste caso, o sistema recuperará quatro artigos que fizeram a citação em vez de seis. Nós exibimos apenas uma vez um artigo com a citação.

index

Artigos que citam sem autocitações

Este campo exibe o número total de artigos que fizeram a citação menos qualquer artigo que apareça no conjunto de resultados da pesquisa no relatório de citações. Clique no link Artigos que citam sem autocitações para exibir uma lista desses resultados.

index

Média de citações por item

Este campo exibe uma fórmula simples que calcula o número médio de artigos que fizeram a citação para todos os itens em um conjunto. Ele é a soma da contagem do Número de citações dividido pelo número de resultados encontrados. Por exemplo:

Soma do número de citações: 967 
Resultados encontrados: 55 

967 / 55 = 17.58

index

h-index1

Este campo exibe a contagem do h-index e é baseado em uma lista de publicações classificadas em ordem decrescente pela contagem do Número de citações.

O h-index é indicado por uma linha horizontal laranja que atravessa as colunas Ano/Total ano. O número de itens acima desta linha, que é o "h", tem pelo menos "h" citações. Por exemplo, um h-index de 20 significa que existem 20 itens que têm 20 ou mais citações. Esta métrica é útil porque desconta o peso desproporcional de artigos muito citados ou de artigos que ainda não foram citados.

Calculando o valor do h-index - O fator do h-index é baseado na abrangência dos anos de sua assinatura do produto e do tempo estipulado selecionado. Os itens que não aparecem na página Resultados não serão levados em conta no cálculo. Se sua abrangência de sua assinatura é de 10 anos, então, o valor do h-index é baseado nessa abrangência, embora um determinado autor possa ter artigos publicados há mais de 10 anos. Além disso, o cálculo inclui apenas itens no seu produto — livros e artigos em periódicos fora dela não serão incluídos.

1. O h-index foi desenvolvido por JE Hirsch e publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 102 (46): 16569-16572 November 15 2005.

index

Registros de saída

A saída inclui um intervalo de cinco anos que aparece no relatório de citações.

  1. Acesse o menu Classificar por e decida como você deseja classificar os registros.

  2. Selecione uma opção de saída.

  3. Na caixa de diálogo de sobreposição de processamento, clique em Salvar para concluir o processo da saída.

index

Opções de saída

  • Selecione o ícone da Impressora para imprimir registros na impressora.

  • Selecione o ícone E-mail para enviar até 500 registros a um ou vários endereços de e-mail. Use um ponto-e-vírgula (;) e um espaço para separar vários endereços.

  • Para salvar registros em um arquivo .txt que pode ser aberto em um programa de planilha, selecione Arquivo de texto, no menu Enviar para.

  • Para exportar os registros para o Microsoft® Excel usando tabulações como delimitadores, selecione Arquivo Excel, no menu Enviar para. A saída inclui gráficos e todas as tabelas de cálculo exibidas no Relatório de citações.

index

Por que não consigo abrir um registro no Excel?

Saiba que talvez você não possa abrir alguns registros em um arquivo XLS.

O arquivo XLS é salvo corretamente – todos os dados estão no arquivo. No entanto, o Excel não consegue abrir o arquivo corretamente, pois o número máximo de caracteres permitidos pelo Excel em um campo é 32.767, e o campo Autor de um registro (assim como o Campo de endereço) ultrapassa esse número. Não parece haver uma forma segura de abrir o arquivo salvo no Excel, pois pelo menos uma célula contém mais de 32.767 caracteres.

Observe que um arquivo que não pode ser aberto no Excel pode ser aberto corretamente no Google Docs (e provavelmente em outros softwares). Clique neste link para acessar o Google Docs.

index

Tópicos de ajuda do relatório de citações

Esta página de ajuda inclui informações sobre os seguintes tópicos.

index

Você sabia que...

O Relatório de citações está disponível nos seguintes produtos.

  • Todas as bases de dados
  • Principal Coleção do Web of Science
  • BIOSIS Citation Index
  • Chinese Science Citation Database
  • Russian Science Citation Index
  • SciELO Citation Index

index

Acessando um relatório de citações

O relatório de citações está disponível para os seguintes tipos de pesquisas:

  • Pesquisa Básica
  • Pesquisa avançada
  • Pesquisar nos resultados
  • Refinar resultados

Para acessar a página Relatório de citações, clique no link Criar relatório de citações que aparece abaixo da caixa Classificar por, na página de resultados.

index

Sobre os artigos fonte

Contamos citações da lista de referência em periódicos e outros artigos publicados. Artigos de fonte são originários de registros que indexamos no produto. Cada artigo de fonte tem um registro completo no produto. Um artigo citado que não estiver ligada a um registro completo não será um artigo de fonte.

index

Opções de classificação
  • Data de publicação -- mais recente para mais antigo
  • Data de publicação -- mais antigo para mais recente
  • Adicionados recentemente
  • Número de citações -- maior para menor
  • Número de citações -- menor para maior
  • Primeiro autor -- A a Z
  • Primeiro autor -- Z a A
  • Primeiro autor -- por nome chinês
  • Primeiro autor -- por nome coreano
  • Primeiro autor -- por nome russo
  • Título da fonte -- A a Z
  • Título da fonte -- Z a A
  • Título da fonte -- Russo
  • Título da conferência -- A a Z
  • Título da conferência -- Z a A

Quer saber mais?